Arte nas Terras da Comporta

Fiel ao seu moto — Inspired by art design for living, — a Vanguard Properties está apostada em tornar os seus empreendimentos Dunas e Torre, reunidos na marca Terras da Comporta, em dois importantes polos culturais em que a arte contemporânea ocupa um lugar de destaque. Este propósito que dá seguimento à política da promotora de incluir obras de arte em todos os espaços públicos dos seus projetos, visa não só enriquecer a experiência estética e o estilo de vida dos seus residentes e visitantes e afirmar as Terras da Comporta como um lugar único em consonância com as práticas mais avançadas de sustentabilidade.

Numa perspectiva de continuidade e rotatividade, em 2023 foi instalada no Dunas, a primeira obra da autoria de José Pedro Croft concebida para a edição de 2021 da Frieze Sculpture um dos mais significativos eventos dedicados à escultura realizados na Europa.

Em 2024, foi encomendada João Louro, a primeira obra site-specific do projeto (Hapiness Molecule) para ser colocada junto à Academia de Golfe do Dunas Golf Course.

Ainda no mesmo ano foram instalados dois pavilhões construidos pela Artworks empresa do Universo Vanguard Signature: “Gravidade em suspenso da autoria de Clanet & Brito e o Stardust Pavillion concebido pelo Flare Studio. O primeiro foi adaptado para receber a impactante obra de João Louro “Little Boy” enquanto no interior do Stardust estão colocadas três peças da série “Neurónios” (2017) do artista Silvestre Pestana.